segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Entrevista com a professora Adriana Boy - Parte II - TEMA "PROTAGONISMO"


Entrevista com a professora Adriana Boy - Parte II

                               


A entrevista de hoje é muito especial!  Convidei a professora Adriana Boy para participar da 2ª parte da entrevista sobre o tema “Protagonismo”. A primeira parte foi postada no blog da escola no dia 25/09/17 e tivemos a participação da professora de artes Marilsa Bonfim. Caso queira ver (ou rever) essa entrevista, segue o link:
Eu convidei a Adriana para participar porque ela é uma professora muito dinâmica, carismática e criativa. Nota-se que os alunos sempre a elogiam pelas aulas bem elaboradas e ministradas com muita competência.  Espero que gostem da entrevista!

1.    Enquanto profissional, como você estimula o protagonismo juvenil em suas aulas?
As atividades que são desenvolvidas na disciplina “Projeto de vida” trabalham muito o protagonismo juvenil como, por exemplo, algumas dinâmicas em grupos. Geralmente, para que essas dinâmicas dêem certo, é necessário que apareçam líderes que consigam ouvir os colegas e conduzi-los.  Os trabalhos dão certo porque trabalhamos com os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer.
Na disciplina de Língua Portuguesa, o aluno desenvolve o protagonismo juvenil o tempo todo. Um bom exemplo a ser dado é referente aos trabalhos sobre a Antologia Poética, realizados nas aulas de literatura. O aluno desenvolve o protagonismo juvenil durante as apresentações em grupos, já que ele precisa ser autônomo e competente durante todo o processo. Outro excelente exemplo é a produção dos podcasts dos contos fantásticos góticos, pois o aluno é autor do seu próprio conto e, através da tecnologia, instiga o leitor a querer conhecer a sua história.

            2.  Quais são as vantagens de um ensino que estimula o protagonismo juvenil?
Os alunos se sentem motivados quando percebem que podem fazer mais... Diante dos trabalhos apresentados em Língua Portuguesa e das dinâmicas de Projeto de Vida, percebo o interesse dos alunos e a forma como desenvolvem os trabalhos. Vejo excelência nessas apresentações (alguns desses trabalhos estão expostos no blog da escola)

3.    Antes de lecionar em uma escola de ensino integral, você já estimulava o protagonismo juvenil? Se sim, como era esse trabalho?
Acho que sempre fui uma professora enérgica, mas não trabalhava com o protagonismo não, porque na verdade eu nem conhecia esse termo. A escola regular, de certa forma, desenvolve um trabalho automático e falta formação.  Já na escola de ensino integral, as formações ajudam muito os professores a entenderem o protagonismo juvenil como de fato tem que ser.

4.     Você poderia nos ajudar contando um pouco sobre algum trabalho realizado por alunos protagonistas?  (um trabalho que te surpreendeu positivamente pela qualidade e criatividade)
Desenvolvi a atividade do conto fantástico gótico que é uma situação de aprendizagem do segundo ano, fazendo parte do currículo do Estado de São Paulo. Os alunos escreveram os textos de forma manuscrita e, através da mídia, resumiram seus contos. Eles produziram tudo, desde a narração com sons até imagens e efeitos.  Eu fiquei muito orgulhosa! Realmente foi um trabalho gratificante.

5- Deixe aqui alguma dica sobre o protagonismo juvenil, de modo a ajudar os profissionais que ainda estão começando.
Deixe que seus alunos explorem a criatividade, dê a eles a oportunidade de discutir e acrescentar ideias, pois quando eles participam da sua aula e suas ideias são utilizadas, eles se sentem valorizados e suas aulas sempre terão uma maior participação. Quando o aluno participa da ação de um projeto junto com o professor, ele está desenvolvendo o protagonismo juvenil.


 Antologia poética – 3ºs anos (2016)




Antologia poética –2ºs anos (2017)



Debate regrado – Temas do ENEM com os 3ºs anos (2015)




Dinâmicas do Projeto de Vida com os 1ºs anos (2017) 













Dramatização (2016)



Contos fantásticos góticos (2ºs anos/2017)




Vídeos produzidos pelos alunos - 
Podcasts dos contos fantásticos góticos (2ºs anos/2017)
   






Nenhum comentário:

Postar um comentário