Entrevista com a professora Adriana Boy - Parte II
A
entrevista de hoje é muito especial!
Convidei a professora Adriana Boy para participar da 2ª parte da
entrevista sobre o tema “Protagonismo”. A primeira parte foi postada no blog da
escola no dia 25/09/17 e tivemos a participação da professora de artes Marilsa
Bonfim. Caso queira ver (ou rever) essa entrevista, segue o link:
Eu
convidei a Adriana para participar porque ela é uma professora muito dinâmica,
carismática e criativa. Nota-se que os alunos sempre a elogiam pelas aulas bem
elaboradas e ministradas com muita competência. Espero que gostem da entrevista!
1.
Enquanto
profissional, como você estimula o protagonismo juvenil em suas aulas?
As atividades que são
desenvolvidas na disciplina “Projeto de vida” trabalham muito o protagonismo
juvenil como, por exemplo, algumas dinâmicas em grupos. Geralmente, para que essas
dinâmicas dêem certo, é necessário que apareçam líderes que consigam ouvir os
colegas e conduzi-los. Os trabalhos dão
certo porque trabalhamos com os quatro pilares da educação: aprender a ser,
aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer.
Na disciplina de Língua
Portuguesa, o aluno desenvolve o protagonismo juvenil o tempo todo. Um bom
exemplo a ser dado é referente aos trabalhos sobre a Antologia Poética,
realizados nas aulas de literatura. O aluno desenvolve o protagonismo juvenil
durante as apresentações em grupos, já que ele precisa ser autônomo e
competente durante todo o processo. Outro excelente exemplo é a produção dos
podcasts dos contos fantásticos góticos, pois o aluno é autor do seu próprio
conto e, através da tecnologia, instiga o leitor a querer conhecer a sua
história.
2. Quais são as
vantagens de um ensino que estimula o protagonismo juvenil?
Os alunos se sentem
motivados quando percebem que podem fazer mais... Diante dos trabalhos
apresentados em Língua Portuguesa e
das dinâmicas de Projeto de Vida,
percebo o interesse dos alunos e a forma como desenvolvem os trabalhos. Vejo excelência
nessas apresentações (alguns desses trabalhos estão expostos no blog da
escola)
3.
Antes de lecionar em
uma escola de ensino integral, você já estimulava o protagonismo juvenil? Se
sim, como era esse trabalho?
Acho que sempre fui
uma professora enérgica, mas não trabalhava com o protagonismo não, porque na
verdade eu nem conhecia esse termo. A escola regular, de certa forma,
desenvolve um trabalho automático e falta formação. Já na escola de ensino integral, as formações
ajudam muito os professores a entenderem o protagonismo juvenil como de fato
tem que ser.
4.
Você
poderia nos ajudar contando um pouco sobre algum trabalho realizado por alunos
protagonistas? (um trabalho que te surpreendeu positivamente pela
qualidade e criatividade)
Desenvolvi a
atividade do conto fantástico gótico que é uma situação de aprendizagem do
segundo ano, fazendo parte do currículo do Estado de São Paulo. Os alunos
escreveram os textos de forma manuscrita e, através da mídia, resumiram seus
contos. Eles produziram tudo, desde a narração com sons até imagens e efeitos. Eu fiquei muito orgulhosa! Realmente foi um
trabalho gratificante.
5- Deixe aqui alguma dica sobre o protagonismo
juvenil, de modo a ajudar os profissionais que ainda estão começando.
Deixe que seus alunos
explorem a criatividade, dê a eles a oportunidade de discutir e acrescentar
ideias, pois quando eles participam da sua aula e suas ideias são utilizadas,
eles se sentem valorizados e suas aulas sempre terão uma maior participação. Quando
o aluno participa da ação de um projeto junto com o professor, ele está
desenvolvendo o protagonismo juvenil.
Antologia poética – 3ºs anos
(2016)
Antologia poética –2ºs anos
(2017)
Debate regrado – Temas do
ENEM com os 3ºs anos (2015)
Dinâmicas do Projeto de Vida com os 1ºs anos (2017)
Dramatização (2016)
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