Entrevista sobre o tema
"Protagonismo" – Parte I
Professora Ana Paula Borges entrevista a Profa.
Marilsa Bonfim Lima da Silva
A entrevista de hoje é muito
especial! Convidei a professora Marilsa Bonfim Lima para responder algumas
perguntas sobre o tema “Protagonismo”. Eu a convidei porque ela incentiva, de
modo brilhante, o protagonismo juvenil. É notável, por todos aqueles que
observam o trabalho da docente, que a expressão da criatividade artística e o
exercício da solidariedade sempre estão em evidência, auxiliando os alunos a
desenvolverem e/ou aprimorarem suas habilidades e competências. Espero que
gostem da entrevista!
1)
Enquanto
profissional, como você estimula o protagonismo juvenil em suas aulas?
Nas aulas de ARTE, incentivo os alunos
a assumirem papeis de liderança positiva, e no término de trabalhos em grupo,
faço uma roda de conversa onde estimulo os alunos a apontarem os pontos
positivos do trabalho e os negativos. E eles apresentam a solução para os
problemas (pontos negativos)
2)
Quais são as
vantagens de um ensino que estimula o protagonismo juvenil?
É criar espaços para que o aluno possa
realizar a construção do ser, do aprender a conviver, do aprender a fazer em
busca sempre do melhor caminho.
3)
Antes de lecionar em
uma escola de ensino integral, você já estimulava o protagonismo juvenil? Se
sim, como era esse trabalho?
Não. Eu estimulava o protagonismo, sempre
ouvia meus alunos, mas a palavra final sempre era a minha.
4)
Você poderia nos
ajudar contando um pouco sobre algum trabalho realizado por alunos
protagonistas? (um trabalho que te surpreendeu positivamente pela
qualidade e criatividade + as fotos desse trabalho para eu colocar no blog)
No ano passado, os alunos do 1ºC, em
uma das nossas rodas de conversas, apontaram a dificuldade que eles encontravam
em localizar as fotos dos trabalhos realizados no meu facebook, e decidiram
criar um blog onde as fotos seriam organizadas por data e título de trabalho.
As alunas Ana Maria, Lais e Mariana criaram um grupo no whatssap para melhor
desenvolver o blog e, por fim, desenvolveram o blog “Inspire Arte com Marilsa”.
Segue o link para apreciação:
Seguem as fotos do “Projeto Hip Hop”, desenvolvido pelos alunos dos 3º
anos:
Seguem as fotos do trabalho sobre “Arte
circense”, realizado pelos alunos dos 1º anos:
Seguem as fotos do trabalho sobre “Intervenção urbana”:
5)
Deixe aqui alguma
dica sobre o protagonismo juvenil, de modo a ajudar os profissionais que ainda
estão começando.
Estou sempre aprendendo, mas uma dica
que funcionou comigo e pode de ajudar: deixar que os alunos deem opiniões, sugestões, mas sem interferir no
processo de organização.
Até a próxima! Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário